Esteira, bicicleta ou elíptico?

mini1mini2 mini3

Qual equipamento é melhor? Qual queima mais calorias?

A esteira, a bicicleta e o elíptico são os principais aparelhos escolhidos para a realização do treinamento cardiovascular. Entretanto, na hora de decidir qual deles fazer é preciso prestar atenção em alguns aspectos.

Todos são desenvolvidos para auxiliar na melhora do condicionamento físico a partir do aumento da freqüência cardíaca do praticante. Dessa forma, há queima de calorias, assim como o aprimoramento da resistência muscular. Então, há diferença entre eles? Será que um é melhor do que o outro?

bike

Bicicleta: O exercício é realizado na posição sentada, o que diminui a sobrecarga nos membros inferiores, estabiliza a coluna vertebral e não existe impacto. A intensidade da atividade está diretamente ligada à resistência imposta pelo pedal e a velocidade.

elliptical

Elíptico: Similar a bicicleta por não haver impacto, mas o praticante permanece na posição de pé, com movimento de membros inferiores simulando a caminhada e com o auxilio dos membros superiores. Nesse equipamento há um movimento maior do corpo como um todo, sendo a intensidade variável de acordo com a resistência do aparelho e a velocidade de execução.

treadmill

Esteira: Difere dos anteriores por ter impacto durante a execução do exercício e permite alterar a intensidade de acordo com a velocidade e a inclinação.

Portanto, todos são capazes de gerar melhora no desempenho já que podem ter níveis de dificuldade diversos. Por outro lado, de acordo com cada pessoa, cada equipamento possui vantagens e desvantagens. Por exemplo, um praticante com problemas de calcificação óssea normalmente necessita de atividade com impacto para aumentar a densidade óssea (National Osteoporosis Foundation), sendo a esteira a melhor opção.

Já uma pessoa com lesão nos joelhos, tornozelos ou quadril, provavelmente terá que evitar o impacto e por isso nesses casos, o elíptico ou a bicicleta são mais indicados. O mesmo ocorre com pessoas com excesso de peso, já que as articulações estão com muita sobrecarga.

Portanto, não existe um equipamento melhor do que o outro, nem que irá queimar mais calorias. A questão é identificar qual é o mais adequado a você. Caso não possua nenhuma restrição, o ideal é variar entre eles para gerar estímulos diferentes ao organismo para o treino não atingir um platô (Estagnou? Mude sua rotina)!