Burpee?

burpee b

A cada dia que passa diversas modalidades de atividade física são criadas ou renovadas para atrair um número maior de adeptos. Uma tendência é a volta de exercícios multiarticulares que utilizam somente o próprio peso do corpo como carga (bodyweight training). Por quê? Porque é um método eficiente, que pode ser realizado em um espaço reduzido e por trabalhar quase o corpo todo em cada exercício, demanda um tempo total menor.

Um bom exemplo de exercício físico que possui essas características é o burpee, exercício que envolve múltiplas articulações para sua execução, melhora o condicionamento cardiovascular e a resistência muscular. Isso ocorre devido o exercício ser formado pela combinação de: agachamento, prancha, apoio e salto:

burpee

Fonte: Alive

 Existem diversas variações que podem ser feitas para auxiliar o praticante iniciante, como por exemplo, não realizar os saltos, ou não realizar o apoio… A American Council on Exercise apresenta um vídeo de exercícios multiarticulares com uma variação para o burpee. Por ser tão eficiente, o burpee tem sido o exercício favorito para aqueles que praticam treinamento funcional, crossfit, bootcamp…e até mesmo como complemento da tradicional musculação!